Crisma, ou Confirmação, é o sacramento de crescimento e aprofundamento na vida de graça iniciada pelo Batismo. Pelo Batismo nós nascemos, pela Crisma nós crescemos na vida da graça. Na Crisma, o batizado é fortalecido com o dom do Espírito Santo, ocorrendo à maturidade da vida espiritual, para que, por palavras e obras, seja testemunha de Cristo (At 1,8), proclame e defenda a fé, vença as tentações e possa procurar a santidade com todas as forças da alma (Gal 5,22).
Na administração deste sacramento, feito pelas mãos do Senhor Bispo, o povo santo renova as promessas do Batismo, momento em que renunciam ao mal e a todas as suas obras. É ungido na fronte pelo óleo sagrado da Crisma, sinal de que são consagrados ao Cristo e prontos para enfrentar os desafios do maligno. Os óleos do Sacramento da crisma são bentos na celebração denominada de “Missa do Crisma e Bênção dos Santos Óleos”, que ocorre na Quinta-feira Santa de manhã. Nesta mesma oportunidades, os padres (re)afirmam sua obediência aos Bispos e, principalmente, ao Papa.
A crisma tem sua origem na Igreja primitiva. Os Apóstolos já haviam sido batizados, mas com Pentecostes ocorre a plenitude das graças do Espírito Santo, prometida por Jesus (CIC - §1287). Da mesma forma continuaram a fazer: “Os apóstolos que se achavam em Jerusalém, tendo ouvido que a Samaria recebera a palavra de Deus, enviaram-lhe Pedro e João. Estes, assim que chegaram, fizeram oração pelos novos fiéis, a fim de receberem o Espírito Santo, visto que não havia descido ainda sobre nenhum deles, mas tinham sido somente batizados em nome do senhor Jesus. Então os dois apóstolos lhes impuseram as mãos e receberam o Espírito Santo”. (At 8,14-17).
Pela graça deste sacramento os fiéis são vinculados mais perfeitamente à Igreja, onde devem mostrar a força do Espírito Santo que nos impulsiona a anunciar o evangelho e pregar a salvação aos homens. A crisma, junto com os sacramentos do Batismo e da Eucaristia, forma o conjunto dos "sacramentos da iniciação cristã", sendo indispensável a todos, conforme §1285, do Catecismo da Igreja Católica (CIC). A crisma é muito importante para um maior aproveitamento da nossa fé e para nos deixar mais perto do grande e eterno amor de Deus. Com a Crisma recebemos o dom do Espírito Santo e Dons infusos (sabedoria, ciência, entendimento, conselho, fortaleza, piedade e temor de Deus).Em nossa vida toda nós passamos por alguns sacramentos (batismo, confirmação, eucaristia, penitência, ordem, matrimonio e a unção dos enfermos) e a crisma é um dos sacramentos mais importantes. Os outros seis sacramentos também são importante, mas a crisma tem um grande destaque. Ela nos deixa ainda mais transformados pelo amor do Espírito Santo e, por isso, você não deveria deixar de experimentar. Como dizia a minha catequista de crisma, a crisma é quando ficamos adultos na fé.
*Os Sete Dons do Espirito Santo
- Sabedoria
- Inteligência
- Fortaleza
- Temor de Deus
- Conselho
- Piedade
- Ciência
Fontes: Catequizar, Pastoral da Crisma e Catecismo da Igreja Católica
- Inteligência
- Fortaleza
- Temor de Deus
- Conselho
- Piedade
- Ciência
Fontes: Catequizar, Pastoral da Crisma e Catecismo da Igreja Católica
Nenhum comentário:
Postar um comentário